COMPARTILHE
No calçadão da Praia de Icaraí, foram instalados cerca de 20 metros do novo guarda-corpo. A proteção, segundo a Prefeitura de Niterói, é feita de material anticorrosivo e sustentável. A previsão é que, até o fim do mês, mais 180 metros estejam prontos. A obra acontece no trecho entre o número 113 da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí, e vai até a Ponte da Boa Viagem.
Orçada em R$ 3,860 milhões, a obra de substituição dos 900 metros do guarda-corpo tem previsão de entrega em dezembro. As intervenções acontecerão sempre em trechos de 100 metros para causar o mínimo de transtorno para os praticantes de esporte e quem utiliza o calçadão.
O material escolhido é feito de módulos que se encaixam a cada seis metros. Para garantir a segurança de funcionários e de pessoas que passam pelo calçadão estão sendo colocados cercamentos e tapumes à medida que a obra for avançando.
O gradil era alvo de crítica dos moradores. O A Seguir mostrou, em reportagem publicada no início do mês, que o metal corroído podia ferir quem passava por ali e não oferecia proteção a quem se apoiava no parapeito.
Corrosão
A orla hoje conta com um guarda-corpo de aço e ferro instalado em 2006, que sofreu corrosão em diversos pontos por conta das ressacas e da maresia, e um de concreto instalado próximo ao MAC. O material será todo substituído por um anticorrosivo, sustentável e feito em módulos que se encaixam a cada seis metros – o que facilitará uma possível troca por qualquer avaria que aconteça em apenas um trecho.
O projeto da Prefeitura é uniformizar toda a orla com a instalação do guarda-corpo, desde o MAC até o antigo Clube Regatas. O modelo escolhido é o de fibra de vidro, que possui uma parte de reciclagem e tem uma duração de, pelo menos, 20 anos. O guarda-corpo será exatamente do mesmo modelo do adotado desde 2006, para não descaracterizar a estética do local.
– A gente já vinha buscando uma solução mais sustentável para substituir o material que era usado anteriormente. Esse novo material vai ser muito mais duradouro e protegerá as pessoas de igual forma. A nossa intenção é que a obra esteja pronta para o Réveillon. É uma questão estética, de sustentabilidade e de segurança – afirmou o prefeito Axel Grael que vistoriou a obra na última quinta-feira (22).
COMPARTILHE