COMPARTILHE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um alerta sobre golpe. Eleitores estão recebendo mensagens por e-mail ou aplicativos, em nome da Justiça Eleitoral (JE), informando que tiveram os títulos de eleitor cancelados provisoriamente. A mesma mensagem também traz um link que leva a uma página na internet em que o eleitor supostamente poderia regularizar sua situação eleitoral, ao informar dados pessoais. Esse conteúdo é falso e se trata de um golpe para lesar as pessoas.
De acordo com o TSE, essas falsas mensagens em nome da Justiça Eleitoral estão sendo enviadas em todas as plataformas digitais como WhatsApp e Telegram, além de e-mail ou SMS (mensagens de texto).
O TSE esclarece que a Justiça Eleitoral jamais comunica o cancelamento de títulos de eleitor ou alguma irregularidade cadastral mediante mensagens de e-mail ou aplicativos como WhatsApp ou Telegram. Além disso, nenhum dado pessoal é solicitado por esses meios.
Segundo a Ouvidoria do TSE, qualquer pessoa que queira informações sobre o cadastro eleitoral deve entrar em contato com a Justiça Eleitoral por iniciativa própria. Em raras exceções, como em processos judiciais e para o chamamento de mesários, pode haver o envio de comunicados eletrônicos. Nos demais casos, a JE não toma a iniciativa de fazer contato.
Além disso, o TSE chama a atenção para a importância de verificar se os sites ou os aplicativos que são acessados pelo eleitor são, de fato, da Justiça Eleitoral. Para isso, é preciso checar se o endereço indicado tem o sufixo “.jus.br”, como é o caso do endereço do Portal do TSE: www.tse.jus.br.
Leia mais: Saiba como confirmar seu local de votação
COMPARTILHE