COMPARTILHE
A três dias para o fim da campanha nacional de vacinação que tem como foco principal a prevenção contra a poliomielite, apenas 26,64% da população infantil de Niterói, de seis meses até cinco anos de idade, foi imunizada, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A percentagem corresponde a 5.567 doses aplicadas até esta terça-feira (6) pela manhã, de uma estimativa populacional de 20.900 crianças. Os números são proporcionalmente maiores do que os do estado do Rio de Janeiro, que imunizou 19,7% do público-alvo, mas menores se comparado ao cenário nacional. A campanha termina na sexta-feira (9).
Entre os 92 municípios do Rio de Janeiro, Niterói é o 38º que mais aderiu à campanha. Duas Barras (166,61%) tem a melhor média proporcional do país seguidos por Miguel Pereira (86,74%) e Engenho de Paulo de Frontin (82,49%). Na contramão, estão Carapebus (5,78%), Cabo Frio (1,82%) e Belford Roxo (0,64%).
O Rio de Janeiro, inclusive, é a terceira unidade federativa que menos vacinou suas crianças, somente à frente do Acre (17,1%) e de Roraima (13,8%).
O Brasil vacinou 35,88% de sua população, isto é, 4,1 milhões de doses aplicadas. A meta do Ministério da Saúde, no entanto, era chegar a 95% da população infantil de 11,5 milhões de crianças. Até esta terça-feira (6), entretanto, cerca de 7,5 milhões não estavam imunizados contra a paralisia infantil.
VACINAS
Além da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), outras 17 vacinas estão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos atualizarem a caderneta de vacinação em todo o Brasil. São elas: hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada) e VOP (Vacina Oral Poliomielite).
Também estão à disposição febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetra Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Já os adolescentes podem se vacinar contra a HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
COMPARTILHE