23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói teve 1.131 novos casos de Covid na semana – e moradores voltam a usar máscaras

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Secretaria de Saúde aumenta reserva de leitos para doentes de Covid
Niterói mantém planejamento, e máscaras seguem obrigatórias até 2022
Muitos moradores voltaram a usar máscaras, na cidade, embora a proteção não seja considerada obrigatória. Foto: Gustavo Stephan

A semana foi mais curta, com o feriado de Corpus Christi, mas mesmo assim o número de novos casos de Covid registrados em Niterói manteve a tendência de alta: foram 1.131 notificações, contra 889 da semana anterior – um crescimento de 27%, mantendo uma tendência de aumento de contágio que já dura um mês e entre as dez piores marcas de toda a pandemia. O resultado aparece no Painel da Covid da Secretaria de Estado de Saúde neste domingo (19) e acende todos os sinais de preocupação, marcando uma nova onda da doença, depois da explosão da Ômicron no início do ano.

A 5ª edição do Panorama Covid-19 mostra um cenário de crescimento dos indicadores da Covid-19 em todo o Estado do Rio. A análise considera os dados registrados na semana de 6 a 12 de junho. E aponta um aumento das solicitações de leitos e UTIs para doentes de Covid.  A Secretaria determinou, inclusive, o aumento da reserva técnica de vagas para pacientes com a doença. Ainda assim, os números são pequenos se comparados aos momentos de pico da doença. Em Niterói, o sindicato dos hospitais privados registrou 64 pessoas internadas na cidade. A Prefeitura não forneceu dados da ocupação na rede do SUS.

Cenário Epidemiológico

“O cenário epidemiológico da Covid-19 no estado segue apresentando tendência de aumento”, sustenta o documento da Secretaria de Estado de Saúde.

A taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento. Na última semana, foram realizados em média 11.500 testes por dia, com positividade de 30%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisadas em média 900 coletas por dia, com positividade de 28%. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, a positividade dos testes de antígeno estava em 28% e a dos exames de RT-PCR, em 23%.

A SES acionou o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 40 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz  e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann. A ação pode ser ampliada, de acordo com a demanda. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. Em nota, reforçam que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Vacinação 

O aumento do número de casos, em todo o Brasil, fez o Ministério da Saúde anunciar no sábado, a ampliação da aplicação da segunda dose de reforço, agora também para maiores de 40 anos. No estado, ainda não foi definido o calendário. Mas o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe reforça a recomendação de que as pessoas procurem completar o ciclo de vacinação e o reforço. “Reforçamos o alerta para que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose) e aquelas que já estão em tempo de tomar as doses de reforço que procurem um posto de saúde o quanto antes para receber a imunização. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz que temos para evitar casos graves e óbitos pela Covid-19.”

Casos de gripe

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual aumentaram 16% em relação à semana anterior. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, a média diária de atendimentos foi de 489, sendo 256 pediátricos. Já entre os dias 6 e 12 de junho, a média diária foi de 568 atendimentos, sendo 261 pediátricos.

COMPARTILHE