Um retrato do Brasil de hoje em 30 pontos e o que é mais escandaloso de tudo:
1. Presidente eleito pelas urnas que aí estão, Bolsonaro ataca o sistema eleitoral dia sim e outro também, além de ameaçar não cumprir decisões do Judiciário.
2. Pesquisas eleitorais mostram o ex-presidente Lula bem na dianteira e até com chance de vencer no primeiro turno a disputa pelo Planalto, mas uma consulta deixa de ser divulgada pelo banco que a encomendou (XP) porque teria sido pressionado pelo Zero Dois, filho de Bolsonaro. Motivo: os eleitores teriam respondido, em sua maioria, que consideram Bolsonaro mais corrupto que Lula.
3. Lula tem como vice Alckmin, que agora está no PSB mas foi desde sempre tucano.
4. O PSDB, que ocupou o Planalto por oito anos e governou o maior estado do país por mais de uma dezena de anos, agora teve de se contentar apenas em dar o vice na chapa do MDB, encabeçada por Simone Tebet, agarrada nos 2% ou 1% nas pesquisas.
5. Ciro Gomes, aquele que não desiste nunca, e seu PDT não saem do lugar, mas o ex-ministro bate forte em Lula como se fosse ali em Paris e não enxergasse que a ultradireita pode voltar ao poder.
6. Nunca antes a corte máxima, o STF, foi tão xingada, desrespeitada e até ameaçada.
7. Fala-se em golpe como se fosse normal, previsível, tolerável.
8. O ex-juiz Moro tentou ser Presidente e teve de desistir da disputa, tentou ser candidato a deputado por São Paulo e não pôde… Poucas vezes vi alguém chegar lá no alto e mostrar tanta falta de inteligência depois.
9. Doria, que governava pelo PSDB o maior estado, teve o tapete puxado pelos próprios tucanos, ficou na lanterna nas pesquisas e também saiu do páreo.
10. O deputado Aécio Neves, com suas dezenas de processos, não chegou a ser preso e continua a manobrar no PSDB contra adversários na legenda e fora dela, mesmo que isso ajude Bolsonaro. Aliás, dizem que é isso que quer, embora ele negue.
11. Lula desengaveta um monte de promessas para discutir plano de governo, mas algumas das propostas podem levar o país de volta ao passado na área econômica.
12. A sorte de Lula é que, nesse aspecto, Bolsonaro já fez o país regredir muito mais em 500 outros aspectos e em menos tempo, trazendo de volta políticas e comportamentos execráveis.
13. A Covid volta com força para a quarta onda, Lula inclusive é contaminado, mas não se fala mais nisso nem se põe a máscara de novo.
14. Bivar, do União Brasil e que era unha e carne com Bolsonaro, anuncia que pode apoiar Haddad, do PT, em São Paulo. Enquanto isso, PT e Psol, que militam no mesmo espectro político, se estranham por lá.
15. Por lá e pelo Rio, onde uma ala do PT não engole a candidatura de Marcelo Freixo, um ex-Psol que agora está no PSB e com Lula.
16. Mais: Freixo convidou para vice na chapa o ex-prefeito Cesar Maia, que já passou por vários partidos, a maioria de direita ou centro-direita, e agora está no PSDB.
17. Rio pode ter no palanque de Lula, com Freixo, o neotucano Cesar Maia. Tudo junto e misturado.
18. O governador Cláudio Castro, do PL de Bolsonaro, diz que não criticará Lula porque quer o voto de todos. Se o petista não estivesse à frente nas pesquisas a história seria outra.
19. Castro diz que Bolsonaro é o pai da vacina contra a Covid (sem comentários!)
20. O governador do Rio tem afirmado por aí ainda que, apesar de seu governo estar dividido entre 13 partidos, isso é aliança programática.
21. Ex-prefeito de Niterói e candidato a governador pelo PDT, Rodrigo Neves faz tudo para aparecer bem na foto com Lula, embora seu PDT tenha Ciro como candidato a presidente.
22. E, apesar disso, Neves ataca Freixo porque um neto de Brizola criou um comitê de apoio ao deputado com nome e imagens do ex-governador. Mas não foi Neves que outro dia estava no PT, saiu para disputar pelo PV porque o PT estava em maus lençóis na época e agora está aninhado no PDT?
23. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tem um candidato que não deslancha e agora sinaliza com apoio ao PL de Castro e Bolsonaro. Nem precisa formalizar, todo mundo já sabe o que ele quer mesmo.
24. O candidato a governador em SP era vice de Doria, assumiu o cargo e agora sabe Deus quem ele apoia ou de quem terá apoio.
25. Eduardo Leite, o ex-governador tucano do Rio Grande do Sul, que deixou o cargo para tentar sair para o Planalto e jurou que não seria candidato à reeleição, agora fala com a maior naturalidade que pode sim disputar de novo o Palácio Piratini.
26. É tanta costura política e tanta movimentação inacreditável como inacreditáveis são os bilhões de reais de Fundo Partidário e Fundo Eleitoral. É por toda essa montanha de dinheiro que estamos assistindo a tudo isso.
27. Sem falar nos outros tantos bilhões de emendas secretas que deputados e senadores, com o presidente da Câmara à frente, estão destinando a obras e projetos tocados por empresas para lá de duvidosos em seus redutos eleitorais.
28. Militares querendo dar pitaco em eleições é como querer misturar água e óleo, não é não? Pois aqui acontece.
29. E Bolsonaro quer que estados baixem o preço da gasolina e ainda tenta entregar para supermercados a tarefa de reduzir a inflação. Este sabe trabalhar (risos!).
30. Onde estão todos os candidatos que não se mobilizam para cobrar pressa nas buscas ao jornalista inglês e ao indigenista desaparecidos na Amazônia desde domingo?
Poderíamos ficar aqui até amanhã e essa lista chegaria a centenas de absurdos, mas queria declarar que intolerável mesmo é o Brasil chegar a 2022 com 33 milhões de pessoas passando fome! A situação no país retrocedeu para o patamar que havia aqui há 30 anos. Repetindo: 33 milhões de pessoas passando fome. São dez Uruguais! Isso é um escândalo, isso sim não é normal!