21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prêmio Rio de Contos abre inscrição para a região Leste Fluminense

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em conversa com o A Seguir: Niterói, vencedora da segunda edição do prêmio e moradora da cidade, fala da importância do prêmio que serve de vitrine para novos talentos literários
Catharina Zanetti - Rio de Contos
‘Espero que o lançamento da segunda edição do prêmio Rio de Contos nos dê visibilidade, reconhecimento e nos traga boas oportunidades no campo literário’, revela Catharina Zanetti, vencedora da 2ª edição

O Prêmio Rio de Contos 2022 chega a sua 3ª edição, seguindo a risca seu principal mote: projetar novos talentos da literatura. Com inscrições abertas até 30 de junho e mantendo seu compromisso das edições anteriores com a diversidade, o fomento à literatura fluminense a qual o prêmio se propõe, está dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+. Os selecionados são pessoas do Leste Fluminense, da Costa Verde, Região Serrana, Baixada Fluminense, do interior do estado e de todas as zonas da capital carioca.

Leia mais: Escravidão é tema da peça “Baquaqua” que estreia no Teatro Popular em Niterói

Catharina Zanetti soube do prêmio somente na segunda edição e decidiu se inscrever, por via das dúvidas. Quando recebeu a ligação de que seu conto havia sido selecionado da idealizadora e realizadora do prêmio, Bárbara Caldas, num domingo à tarde, ficou em êxtase. Ela foi uma das 25 selecionadas dentre as 531 inscrições de todo estado da 2ª edição do Rio de Contos.

Moradora de Niterói, ela conta que é um privilégio fazer parte dos poucos seletos do Prêmio Rio de Contos. Ela conversou com o A Seguir: Niterói nesta quarta-feira (8) e falou um pouco sobre a importância do prêmio Rio de Contos, que dá voz a novos talentos, num grande intercâmbio cultural.

Foi com o conto “Das importâncias”, que retrata o carinho da criança interiorana que Catharina chamou a atenção do público, ou melhor, do júri. A história, inspirada na vivência da infância dos seus pais, revela uma época em que as crianças eram criadas em espaços públicos, onde brincavam e subiam em árvores. A escritora, de 38 anos, que é também professora e tradutora de língua espanhola diz que o conto serve como uma constatação de que a vida adulta, ligada à tecnologia da cidade grande, pode levar a perda do tato para o que é, de fato, humanamente essencial.

– O prêmio Rio de Contos é uma das premiações mais interessantes e abrangentes que pude participar. Eles nos proporcionam capacitação e contato com um time de profissionais que ampliam os nossos horizontes para a escrita. Já estou aplicando Os ensinamentos e dicas que recebi num projeto pessoal, por exemplo. Além disso, conhecer novos escritores talentosos de todas as partes do Rio de Janeiro, faz com que possamos ampliar nossa troca literária e cultural, abrindo caminhos para novos projetos e oportunidades.

E completa: – É um projeto necessário de estímulo e fomento a cultura que tenho a certeza de que vai trazer bons frutos para todos os selecionados. Me sinto grata por tudo que o prêmio vem me proporcionando e por representar a minha cidade na segunda edição. Que venha a terceira!

Livro de contos já foi lançado no LER

O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado no evento literário, LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre os dias 9 e 15 de maio. Os selecionados da 2ª edição têm acesso a diversos cursos, entre eles o de escrita criativa, com a professora Claudia Chigres da PUC- Rio, de literatura com Leonardo Tonus da Sorbonne Paris, aula magna de língua portuguesa com Pasquale Cipro, além de um encontro com um autor consagrado e mentorias individuais para o amadurecimento e reescrita dos textos selecionados com Bárbara Cortese Caldas, para serem lançados na próxima publicação do prêmio.

– Com o primeiro livro lançado, nossa meta agora é chegar aos leitores, nas universidades, nos institutos de educação, nas livrarias, para que a população do estado do RJ como um todo leia o que está sendo produzido de literatura aqui agora – ressaltou a idealizadora e realizadora do prêmio, Bárbara Cortese Caldas.

Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do Rio de Janeiro, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense. No total, o Rio de Contos já selecionou escritores e escritoras de 15 municípios do estado do Rio.

O Prêmio Rio de Contos é realizado numa parceria entre a FUNARJ, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções.

Serviço:

Inscrição para a 3ª edição Prêmio Rio de Contos
Inscrições pelo link.
Data: Até dia 30 de junho

COMPARTILHE