COMPARTILHE
Novas variantes
A Fiocruz divulgou, no fim de maio, a presença das linhagens de Ômicron BA.2.12.1, BA.4 e BA.5 no Brasil, classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como linhagens sob monitoramento da variante de preocupação. Pesquisador da Fiocruz e integrante da equipe responsável pelo monitoramento de casos de SRAG, Leonardo Bastos, esclarece que só será possível confirmar se a elevação de registro da doença está associada às novas linhagens após o sequenciamento dos testes RT–PCR que ainda estão sendo realizados. “O que a gente pode dizer é que esse aumento é consistente, ele é parecido com o aumento que aconteceu com a chegada de novas variantes”, pontuou.
O uso da máscara
A máscara segue como uma forte aliada contra a Covid-19 e também de outros vírus que se transmitem por aerossóis ou gotículas – continua a especialista. Ambientes fechados trazem mais riscos quanto à exposição, comparado com ambientes abertos, portanto, a máscara nesses ambientes se faz muito recomendada, especialmente – mas não somente – para os mais vulneráveis.
– É importante ponderar os riscos nas atividades e ambientes que a pessoa for/estiver. Somar cuidados reduzirá ainda mais riscos. Evitar aglomerações é sempre muito importante e, caso seja algo imprevisível ou de difícil manejo (por exemplo, transporte público), máscaras bem ajustadas ao rosto e com alta capacidade filtrante são recomendadas, por exemplo, as PFF2/N95. E a vacinação, sem dúvida alguma. Completar o esquema vacinal e buscar o(s) reforço(s) de acordo com seu grupo-alvo é de suma importância para o enfrentamento da Covid-19 e suas variantes – conclui a pesquisadora.
A coordenadora da Rede Análise reforça que é fundamental ficar atento à evolução da doença e como ela irá se comportar:
– É importante que a pessoa cuide do surgimento e da evolução de sintomas. Em sinal de dificuldade na respiração ou cansaço persistente e crescente, pode ser um indicativo para uma avaliação.
Em Niterói
O Secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou em Live realizada na quinta-feira (2), ao lado do Prefeito Axel Grael, que a Niterói registrou no mês de maio um leve aumento no número de casos de Covid-19, e mencionou a incidência nas escolas.
– Realmente tivemos um aumento de casos confirmados na cidade, mas isso não se refletiu no número de óbitos e nem de internações no município. A amplíssima maioria destes casos são de pessoas que apresentam sintomas leves”, afirmou. Oliveira descartou, por enquanto, a necessidade de tornar obrigatório o uso de máscaras, mas recomendou sua utilização em alguns casos específicos, como em gestantes e pessoas imunossuprimidas, por exemplo. Mas lembrou que os estabelecimentos privados podem exigir o uso do acessório para seus frequentadores.
COMPARTILHE