22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mapa da Covid no Estado do Rio sai da bandeira verde para alerta de risco baixo

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Número de novos casos faz Região Metropolitana passar para bandeira amarela
11_05_2022_painel_indicadores_covid_REDES_ED81_SITE (1)
Mapa de Risco da Covid: Niterói sai do estágio verde para a o alerta amarelo. Fonte: SES

O estado do Rio está em bandeira amarela de risco baixo para Covid-19, depois de dois meses de bandeira verde. A 81ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (13/05) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que as regiões do Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II, Médio Paraíba, Serrana e Norte permaneceram com bandeira amarela. Apenas as regiões da Baía da Ilha Grande, Centro Sul e Noroeste se encontram com bandeira verde, de risco muito baixo.

Esta é uma das últimas edições do Mapa de Risco, que vai ser revisto para considerar indicadores mais adequados ao momento atual da pandemia. O Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, explica que “os números de casos, óbitos e de exames de PCR realizados atualmente estão muito baixos e qualquer variação, por menor que seja, provoca um impacto nos indicadores usados na equação do Mapa de Risco que não reflete a realidade. Se o número de óbitos em determinado município sobe de um para dois, isto gera um aumento de 100% no indicador e uma grande pontuação na fórmula que define o bandeiramento. O mesmo acontece com a taxa de positividade de exames RT-PCR. Por isso, a área técnica está reformulando a ferramenta de acompanhamento do cenário da Covid-19 no estado.”

Segundo ele, a mudança de bandeira do estado nesta edição do relatório reflete a inadequação da ferramenta, em função da queda sustentada nas notificações. No período analisado, o número de internações caiu 42%, saindo de 24 internações na SE 16, para 14, na SE 18. Os óbitos reduziram 71,4%, passando de 14 óbitos, na SE 16, para 4, na SE 18. Os indicadores apontaram que, no período de 4 a 11 de maio, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 5%. Nesta quinta-feira (12.05), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 23% para UTI e 20% para enfermaria.

– Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde vai apresentar um novo sistema, com novos indicadores mais adequados para esse atual momento da pandemia, que caminha para uma endemia. Vamos aumentar a atenção nos indicadores precoces, como atendimentos de síndrome gripal em UPAs e testagens de antígenos registradas no e-SUS – diz Chieppe.

COMPARTILHE