COMPARTILHE
O álbum Clube da Esquina é oficialmente é melhor álbum nacional de todos os tempos. Eleito por 162 especialistas, entre músicos, produtores, jornalistas e produtores de conteúdo, o disco de 1972, fruto da parceria explosiva de Milton Nascimento e Lô Borges, foi concebido durante a estada dos músicos em um casarão, que existe até hoje, na praia de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói.
A informação foi divulgada pelo podcast Discoteca Básica, que ouviu os especialistas e divulgou os 10 álbuns escolhidos por eles como os melhores da história do Brasil. A pesquisa faz parte de um projeto para eleger Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos, que resultará em um livro, atualmente em campanha de financiamento coletivo no Catarse.
A votação foi realizada em 2021, e o resultado final será publicado apenas no livro, mas os especialistas informaram ao Discoteca Básica os 10 primeiros nomes para criar a expectativa no público.
Uma explosão de sons
Tendo participação de Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes e Márcio Borges, o álbum foi lançado pela gravadora Odeon Records – que também lançou The Beatles, Carmem Miranda e Dorival Caymmi, por exemplo -, e foi para a época uma explosão de inventividade musical, com características de Bossa Nova, do Jazz, Rock, e foi fortemente influenciado pela sonoridade da música mineira, hispânica e erudita. O sucesso abriu espaço para um segundo álbum, o Clube da Esquina II, lançado em 1978 pela mesma gravadora.
Confira os outros 9 nomes que lideram a lista dos melhores álbuns da música nacional:
COMPARTILHE